segunda-feira, 9 de novembro de 2015

O POLICIAL NÃO PODE ERRAR, QUE LOGO EXIGEM SUA PRISÃO. MAS, UM MÉDICO PODE ERRAR E MATAR UMA PESSOA E FICAR POR ISSO MESMO?

Nesta postagem vamos comparar dois erros cometidos por diferentes profissionais, sendo que um erro, cometido por um médico, resultou em morte; já o erro cometido pelo policial e que não resultou em morte foi o que mais causou alvoroço na imprensa e o que mais cobraram uma punição rigorosa.

Pois bem, isso nos leva a crer que um médico pode errar a vontade, tirar a vida de uma pessoa em consequência do seu erro, que está tudo certo, ninguém cobra a prisão do médico, ninguém cobra a investigação aprofundada do caso, etc. Já o policial não pode errar e mesmo que seu erro não resulte em morte, a imprensa, as pessoas nas redes sociais e as autoridades exigem logo a prisão do policial sem antes lhe dá o direito de defesa, de se explicar, ainda mais se ele for um policial militar.

Um exemplo claro disso foi o caso ocorrido no hospital Adão pereira Nunes (HEAPN) mais conhecido como hospital de Saracuruna, no qual uma paciente morreu na última semana, após ter sido mal atendida por um médico que olhou para a cara da tal paciente e disse que a mesma estava de "frescura", fazendo cena e inventando sintomas para conseguir atestado médico para ficar em casa atoa. E olha que a mesma era funcionária do próprio hospital há 7 anos. Pois bem, ninguém cobrou a prisão do médico... nenhuma autoridade foi para frente de uma câmera de emissora de televisão exigir a prisão do médico e apuração rigorosa do fato, nenhum jornal estampou uma capa cobrando a prisão do médico e humilhando os profissionais da área de medicina, etc.

Já no caso dos policiais que confundiram objetos como skate e "macaco" de carro com uma arma de fogo e do major que atirou num carro que furou uma blitz e quase atropelou um policial, a imprensa estampou capa de jornal humilhando a polícia militar, as autoridades  e "poliçólogos" de plantão foram para a televisão falar besteira contra os policiais e  exigir suas prisões.

Quer dizer então que um médico pode errar, matar uma pessoa que está tudo certo, né? Um policial não pode errar, e se errar é taxado logo como bandido, como incompetente, como monstro? É isso mesmo sociedade? é isso mesmo imprensa?

Errar é humano... não é isso que dizem sempre que um médico e qualquer outro profissional erram? Por que com o erro de um policial o tratamento não é o mesmo? Policial não é considerado um ser humano, pela imprensa e pelas autoridades? Então por que sempre os acionam quando precisam?

O policial, seja ele militar ou civil, não sai de sua casa para assumir o serviço num batalhão ou delegacia e ir para a rua numa viatura e armado com a intenção de tirar a vida de uma pessoa inocente. Erros acontecem e o policial, por mais que seu erro causa a morte de alguém, também tem esse direito. Policial não é um ser programado para não errar. Policial também é um ser humano, queiram vocês ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS